O jardim é aquele ambiente da casa que traz paz e tranquilidade, mas para se manter sempre agradável ele precisa de alguns cuidados especiais. O primeiro passo é garantir algumas ferramentas básicas necessárias: espátulas (finas e largas), arejador, tesoura para cortar talos, flores e troncos e um borrifador. Se você ainda não tem esses itens, nós temos um kit completo na nossa loja.

O primeiro passo é manter seu jardim bem cuidado. Remova folhas, galhos, pinhas e quaisquer outras coisas que deixem seu jardim com a aparência suja e desleixada. É interessante fazer esse trabalho pelo menos uma vez por mês, pois o excesso de folhas e galhos pode prejudicar a aeração da grama e dificultar a oxigenação das raízes.

Retire as ervas daninhas

As ervas daninhas são plantas invasivas que podem nascer no solo ou terem suas sementes trazidas pelo vento ou por insetos. E o maior problema é que elas crescem e se reproduzem no jardim, tirando água e nutrientes importantes das outras plantas. Aqui vale o ditado de “cortar o mal pela raiz”: quando lidar com ervas daninhas sempre arranque-as de vez desde a raiz para que elas não cresçam de novo. Outra dica é evitar pegar a parte de cima do solo quando for repor a terra, já que é lá que fica a maior concentração de sementes e reprodutores da planta. Então escolha sempre as partes mais profundas, ok?

Pode as árvores

Se você tiver alguma árvore, principalmente frutífera, esse passo é bastante importante. A poda ajuda a deixar a árvore mais saudável e forte para dar frutos. Ela pode ser dividida em etapas:

• Remoção de ramos mortos;
• Remoção de ramos de cruzamento, que são os galhos que ficam encostados em outros;
• Remoção de caules e ramos que apontam para cima em uma linha reta;
• Remoção de ramos que apontam para dentro, em especial os que ficam dentro do tronco.

Corte a grama

Evite deixar sua grama muito alta, já que isso acaba dificultando o desenvolvimento de outras plantas e traz um aspecto mal cuidado para o jardim. Também não é bom cortar a grama muito curta no início da primavera, para não prejudicar o crescimento de imediato. O ideal é deixá-la com uma altura de 5 a 9 centímetros.

Se você quer contar com profissionais bem treinados e experts em manutenção de jardins, conte com a Cia da Casa Jurerê, clicando aqui agora!